O Projeto LINK LUSA é dinamizado pela NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, no âmbito do Programa Operacional do Centro e pretende capitalizar o potencial das comunidades emigrantes e luso-descendentes no âmbito da internacionalização das empresas nacionais, através da criação de uma rede de agentes exportadores (personalidades relevantes nas comunidades emigrantes que sejam agentes facilitadores de contactos e troca de informações nas exportações).

Exportação

Comunidade portuguesa

Rede de parceiros

Mais mercados

Mais informação

Objetivos

Ampliar o conhecimento de mercados significantes para a diáspora portuguesa;
Aumentar o nível de informação económica disponível no âmbito da internacionalização;
Criar condições de maior abertura dos canais de exportação.

Ações do projeto

Plano de análise das comunidades portuguesas

Plano de divulgação e apoio ao exportador

Central digital Link Lusa

Divulgação e disseminação do projeto

Atividades de avaliação e acompanhamento

🡺 Iniciativa de abertura do projeto;

🡺 Deslocações a França, Suíça, Reino Unido e Alemanha para reuniões com as comunidades portuguesas para apresentação da oferta regional (de modo a efetivar o processo de internacionalização e contacto com as comunidades emigrantes);

🡺 Ação de promoção internacional – 10 de junho junto da comunidade emigrante na Alemanha;

🡺 Realização de um ação de promoção internacional no dia 10 de junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas junto de agentes exportadores na qual será possível reunir empresários nacionais e estrangeiros, personalidades das comunidades emigrantes e responsáveis de agentes relevantes na Alemanha (Câmaras de Comércio, Embaixada de Portugal, coletividades, etc.).

Desenvolvimento de diversas atividades para divulgação e promoção dos produtos regionais a nível internacional:

🡺Imagem e design do projeto

🡺 Vídeo promocional dos produtos e características regionais:
PT – https://vimeo.com/258280984
EN – https://vimeo.com/264039093

🡺Social media marketing:
https://pt-pt.facebook.com/LinkLusa/
https://pt.linkedin.com/in/link-lusa-782665143

A avaliação do projeto será realizada tendo como ponto de partida os objetivos e metas estabelecidos para cada Ação e serão desenroladas a partir da equipa de Coordenação do Projeto de forma sistemática.

A componente de assistência técnica do projeto será realizada através do desenvolvimento de relatórios de avaliação periódica semestral. Estes mecanismos de acompanhamento e avaliação servem para compreender a evolução das atividades desenvolvidas e o cumprimento dos objetivos e das metas propostas.

Serão desenvolvidas ações de avaliação final que avaliem a realização e impacto do projeto da região, bem como disseminar e divulgar resultados junto da comunidade.

Para este efeito será criado um relatório de avaliação final onde serão avaliadas as metodologias utilizadas, a satisfação das metas propostas, os resultados alcançados, o nível de execução dos indicadores propostos e os benefícios decorrentes da operação para a região, à semelhança dos relatórios semestrais de acompanhamento. O relatório final terá também uma versão ebook.