Promovido pela NERLEI, no âmbito do projeto Link Lusa os Tour Link Lusa tem objetivo a ampliação da rede de agentes exportadores no seio das comunidades emigrantes presentes nos mercados da França, Alemanha, Reino Unido e Suíça de modo a potenciar o aumento das exportações nacionais.
O primeiro Tour Link Lusa, terá lugar no edifício da NERLEI, pelas 09h15 do próximo dia 05 de fevereiro de 2019 onde serão apresentados testemunhos de empresários entidades que já operam nestes mercados.

Data: 04-02-2019
Fonte: Nerlei

A NERLEI participou no encontro de empresários organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa na Alemanha (CCIPA), realizado no dia 28 de junho de 2018, na cidade de Colónia, no CBE – Club Bahnhof Ehrenfelb. Esta participação realizou-se no âmbito do porjeto LINK LUSA e teve como objetivo divulgar o tecido empresarial da região Centro junto dos empresários luso descentes na Alemanha e divulgar a Central Digital Link Lusa.

Data: 28-06-2018
Fonte: Nerlei

A Segurança Social Direta disponibiliza a partir desta quinta-feira o serviço eletrónico “destacar trabalhador para o estrangeiro” para as empresas que pretendam enviar trabalhadores para países da União Europeia, Espaço Económico Europeu (Noruega, Islândia e Liechtenstein) e Suíça.
A nova funcionalidade da Segurança Social Direta é apresentada na tarde desta quinta-feira, em Leiria, pelo ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, e pela secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, na NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria.

Data: 12-04-2018
Fonte: Observador.pt

O pequeno almoço sobre os mercados da Alemanha, Polónia e Rússia realizou-se, com uma intervenção, via skype, da delegada da aicep em Moscovo, que apresentou as características do mercado russo aos participantes. Sobre a Polónia e Alemanha foram apresentados testemunhos de empresas com experiência nestes mercados.

Data: 06-04-2018
Fonte: Nerlei

O presidente da NERLEI, Jorge Santos, é um dos oradores convidados da iniciativa "Regiões mais Fortes", que vai percorrer em 2018 sete cidades do país com o objectivo de reunir empresários, gestores, académicos e associações da região em Conversas Soltas.
Leiria, foi a região escolhida para o arranque desta iniciativa do Jornal de Negócios, Correio da Manhã e do Santander Advance Empresas. Nos dias 4, 5 e 6 de abril Leiria vai 'ser' a Região mais Forte. O presidente da NERLEI estará nas Conversas Soltas no dia 5, entre as 9h00 e as 12h30, na Praça Paulo VI, em Leiria.


Data: 04-04-2018
Fonte: Nerlei

O pequeno almoço sobre o mercado da Suíça foi um sucesso! Marque o próximo na sua agenda. A 6 de abril vão ser 3 os mercados a 'servir' ao pequeno almoço: Alemanha, Polónia e Rússia.

Data: 27-03-2018
Fonte: Nerlei

A NERLEI esteve ontem em Londres, no âmbito do projeto Link Lusa. Durante este dia de trabalho Paulo Sobreira, em representação da NERLEI, celebrou um protocolo com a Portuguese Chamber of Commerce in UK (PCC-UK), representada por Alice Fonseca (na foto) cumprindo o objectivo do projeto de disponibilizar informação que facilite o acesso aos mercados internacionais através de uma rede colaborativa de agentes exportadores. O representante da NERLEI participou ainda no evento Monthy Networking Drinks da PCC-UK. Mais um passo no apoio à internacionalização das empresas!

Data: 14-02-2018
Fonte: Nerlei

Portugal, numa parceria entre os ministérios dos Negócios Estrangeiros e o da Cultura vão reforçar este ano a Ação Cultural Externa (ACE), prevendo-se 1400 ações culturais no estrangeiro durante este ano.

Data: 18-01-2018
Fonte: Diário de Notícias

Carlos Alberto Monteiro Sousa Ramos, natural do concelho de Tondela e radicado na Suiça, foi distinguido com as insígnias de Comendador da Ordem do Mérito, nesta quarta feira, pelo Presidente da República.

Data: 04-01-2018
Fonte: bomdia.eu

O Banco de Portugal atualizou ontem o Estudo da Central de Balanços | 22 - Análise das empresas do setor exportador em Portugal, com informação sobre a evolução da situação económica e financeira das empresas exportadoras entre 2007 e 2016.

No documento é possível ver a evolução do distrito de Leiria desde 2007 até 2016 em vários indicadores relativos às exportações, nomeadamente o peso do sector exportador em número de empresas, em volume de negócios e em pessoas ao serviço.

Data: 21-12-2017
Fonte: Banco de Portugal

A região de Tâmega e Sousa vai acolher, em 2018, a terceira edição do Encontro de Investidores da Diáspora e, os Açores, o primeiro encontro intercalar daquela iniciativa, anunciou este sábado o secretário de Estado das Comunidades.

Data: 16-12-2017
Fonte: dinheirovivo.pt

A Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI) está a organizar a 3ª edição do Portugal International Business Meeting, que decorrerá no próximo dia 14 de dezembro, em Lisboa, e a NERLEI está disponível para apoiar as empresas da região que pretendem participar. Este evento foi lançado em 2015, com o objetivo de apresentar a oferta nacional a potenciais compradores e investidores internacionais, de forma a conquistar novos mercados em todo o mundo, demonstrando a capacidade de resiliência, Qualidade e capacidade dos produtos portugueses.
Oportunidade única para, num só local, ter acesso a uma mostra de oferta portuguesa, uma agenda personalizada de reuniões e estabelecer contatos diferenciados, conhecer e partilhar experiências com um variadíssimo leque de empresas e instituições que promovem o comércio internacional:
• 50 empresas portuguesas (PME nacionais);
• 100 empresas importadoras/distribuidoras estrangeiras, oriundas de diversos países;
• Outras Instituições: Embaixadas, câmaras de comércio, associações empresariais, entre outras.

Data: 04-12-2017
Fonte: Nerlei

Durante o primeiro semestre de 2017, a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria promoveu contactos internacionais com 15 mercados distintos em diversas ações de apoio à internacionalização de empresas como feiras internacionais, receção de importadores, receção de comitivas e encontros de negócios.
Alemanha, França, Suíça, Espanha, Itália, Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e África do Sul foram os países envolvidos em várias ações realizadas pela NERLEI e que proporcionaram contactos entre empresas da região e empresas e/ou entidades destes países com vista ao desenvolvimento de oportunidades de negócio futuras.
No total foram realizadas três feiras internacionais: Alemanha, Espanha e Itália; uma receção de importadores: Argentina; várias receções de comitivas e encontros de negócios.
A maioria destas ações foi realizada no âmbito de vários projetos financiados pelo Portugal 2020 que a NERLEI está a promover, nomeadamente: International Business 2017-18; LINK LUSA e D2IN - Double Degrees para a Investigação, Inovação e Internacionalização das Indústrias da Região de Leiria.

Data: 07-08-2017
Fonte: Nerlei

A NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria esteve presente no business meeting organizado pela VPU - Federação dos Empresários Portugueses na Alemanha, em Bona, no passado dia 29 de junho.
O business meeting organizado, pela VPU no âmbito da celebração do dia 10 de Junho, dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, contou com, um representante da NERLEI que levou a cabo uma exposição muito interessante sobre eventuais potencialidades ligadas a possíveis formas de cooperação empresarial.

Data: 06-07-2017
Fonte: Nerlei

Pelo 18º ano consecutivo a organizar a participação conjunta de empresas portuguesas na feira Ambiente, a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria acompanha 50 empresas portuguesas que, entre os dias 9 e 13 de fevereiro, vão apresentar as suas novas coleções neste evento de referência mundial para as empresas que integram a fileira casa.
As 50 empresas que se apresentam com a NERLEI expõem os seus produtos em 52 espaços individuais, que totalizam 1606 metros quadrados; desenvolvem atividades ligadas às: utilidades domésticas, cutelarias, plásticos, cerâmica decorativa e utilitária, vidro decorativo e utilitário, velas e têxteis-lar; e são oriundas de todo o País. Este ano integram o projeto empresas que há vários anos não conseguiam participar nesta feira e que, integrando o projeto conjunto da NERLEI, voltaram a ter essa oportunidade.
Para promover as 50 empresas que integram o seu projeto a NERLEI investiu este ano em ações promocionais concretas, nomeadamente publicidade na revista oficial da feira TopFair e canais digitais que esta publicação disponibiliza para sua divulgação; distribuição aos visitantes de um flyer, numas das entradas principais e no centro de imprensa da feira. Além disso, como habitual a NERLEI convidou o Embaixador de Portugal na Alemanha a visitar as empresas portuguesas presentes na feira.
Além das empresas que integram a organização conjunta da NERLEI participam ainda mais 30, num total de 80 empresas portuguesas.
Esta ação está inserida no Projeto International Business 2017-18, promovido pela NERLEI, que tem como objetivo desenvolver e reforçar as capacidades das PME no domínio da internacionalização, contribuindo para o aumento da base e da capacidade exportadora e da visibilidade internacional das empresas nacionais.

Data: 06-07-2017
Fonte: Nerlei

Entre os dias 29 de Maio e 02 de Junho o Dr. Paulo Sobreira, Coordenador do Departamento de Apoio Técnico da NERLEI, estará a apresentar o Projeto Link Lusa às entidades parceiras e representantes, no âmbito político, cultural e económico, das comunidades portuguesas em França e na Suíça.

Data: 01-06-2017
Fonte: Nerlei

Na próxima semana, entre os dias 29 de maio e 2 de junho, a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria vai estar em França e na Suíça a divulgar o projeto LINK LUSA e a promover a região de Leiria.
Durante uma semana um representante da NERLEI vai reunir com entidades como Câmaras de Comércio e Indústria, Associações Lusófonas, meios de comunicação social, coordenação de coletividades portuguesas e outras associações de apoio às comunidades lusófonas.
Paris, Nice, Genebra, Lucerna e Zurique são algumas das cidades incluídas nesta deslocação, onde se pretende divulgar a região e o que aqui se produz e identificar personalidades nas comunidades emigrantes em França e na Suíça que possam facilitar o acesso a estes mercados e potenciar as exportações das empresas da região de Leiria.

Data: 26-05-2017
Fonte: Nerlei